Resenha: Uma Chama entre as Cinzas - Sabaa Tahir

Autor: Sabaa Tahir
Editora: Verus
Ano: 2015
Páginas: 432
Classificação: ★ ★ ★ ★ ♥

Sinopse:
Laia é uma escrava. Elias é um soldado. Nenhum dos dois é livre. No Império Marcial, a resposta para o desacato é a morte. Aqueles que não dão o próprio sangue pelo imperador arriscam perder as pessoas que amam e tudo que lhes é mais caro. É neste mundo brutal que Laia vive com os avós e o irmão mais velho. Eles não desafiam o Império, pois já viram o que acontece com quem se atreve a isso. Mas, quando o irmão de Laia é preso acusado de traição, ela é forçada a tomar uma atitude. Em troca da ajuda de rebeldes que prometem resgatar seu irmão, ela vai arriscar a própria vida para agir como espiã dentro da academia militar do Império. Ali, Laia conhece Elias, o melhor soldado da academia — e, secretamente, o mais relutante. O que Elias mais quer é se libertar da tirania que vem sendo treinado para aplicar. Logo ele e Laia percebem que a vida de ambos está interligada — e que suas escolhas podem mudar para sempre o destino do próprio Império.

Olá pessoal, tudo bom?

Eu estava meio sumida né? Na verdade faz quase mais de dois meses que não posto e, vocês devem ter reparado que o blog mudou de nome também. Enfim, a ideia da mudança de nome já vinha desde o ano passado, mas só agora que pude fazer a mudança agora por motivos de falta de tempo.

Estou tentando fazer mais postagens no blog, mas está sendo complicado porque não tenho mais tanto tempo e nem tanta coragem/vontade como antigamente, mas ainda assim, não quero desistir do blog, por isso continuo aqui. Adoro colocar minhas opiniões aqui e ver a concordância ou discordância das pessoas.

A ideia da mudança de nome veio, principalmente, pelo fato de eu querer estar postando outros tipos de assuntos que não tivessem haver só com livros e, apesar de estar começando com a resenha de um, pretendo escrever várias outras coisas aqui.

Com tudo explicado, vamos aos finalmentes!

Faz um ano que li esse livro e mais um ano que estou louca para escrever sobre ele por aqui. Porque? Por que foi um dos melhores livros que li em 2015 e, apesar de meus momentos de amor e ódio com os personagens, a história é simplesmente incrível, os personagens cativantes e a autora arrasou na escrita e na ambientação. Sabe aquela história que não faltou nada? Pois é, lhes apresento Uma Chame entre as Cinzas <3.

A história é narrado sob o ponto de vista de Laia e Elias, duas pessoas que nasceram no mesmo mundo, porém em realidades completamente diferentes. Laia nasceu entre os Eruditos, um povo conhecido por sua engenhosidade, mas que atualmente vivem à margem da sociedade, na pobreza e aterrorizados pelos soldados do Império. Um povo que faz o impossível para não chamar a atenção dos nobres, especialmente Laia e sua família. No entanto, o irmão de Laia acaba se destacando e, em uma noite após uma batida de porta, os Máscaras (soldados do Império) matam os avós de Laia e levam seu irmão como prisioneiro. Escapando por um fio da morte, Laia não vê outra opção a não ser pedir ajuda a Resistência (um grupo que tem por objetivo derrubar o Império) par poder libertar seu irmão. Ela só não imaginava que essa ajuda a levaria por caminhos que ela jamais imaginou.
"Você é cheia, Laia. Cheia de vida e espírito. Você está em nossos sonhos. Você vai queimar, pois é uma chama entre as cinzas. Esse é o seu destino."
Elias foi abandonado pela mãe, a terrível Comandante da acadêmia militar, encontrado aos 6 anos e criado para se tornar um dos temíveis e cruéis Máscaras. Entretanto, Elias é diferente: ele não é cruel, tem uma forte noção entre o que é certo e errado e o que paira entre esses dois aspectos. Ele é o melhor soldado da acadêmia militar e imbatível com as cimitarras, porém odeia ver crianças sendo açoitadas até a morte e não tolera ver pessoas sendo escravizadas e punidas pelo estado absolutista em que vive. Elias não quer fazer parte desse mundo, tudo o que ele mais quer é abandonar essa vida cruel e fugir. Ele quer ser livre. Mas ele vai descobrir que talvez a única maneira de se ver livre é permanecer exatamente onde está e participar das Eliminatórias.
"Você é uma chama entre as cinzas, Elias Veturius. Você vai brilhar e queimar, devastar e destruir. Você não pode mudar isso. Não pode parar."
As Eliminatórias foram profetizadas há muito tempo pelos Adivinhos, (seres etéreos e de poderes ainda desconhecidos que tem planos que só cabem a eles mesmos). No dia em que a linhagem do Imperador, a Gens Taia, chegasse ao fim, os jovens Máscaras lutariam em várias provas que testariam seus limites e o vencedor das Eliminatórias seria o novo Imperador.
"Quatro eles são, e quatro traços nós buscamos:
Coragem para enfrentar os seus medos mais sombrios
Astúcia para enganar os seus inimigos
Força de braços e mente e coração
Lealdade para quebrar a alma." 
Esse é o pior momento para ser escolhido para as Eliminatórias, ainda mais quando seu plano de fuga já está posto em prática e quase encaminhado, mas caso consiga fugir seu destino pode ser, talvez, pior, ainda mais se sua melhor amiga e única Máscara mulher da academia militar se opor as suas ideias.

O que falar da história de Laia, a garota frágil, assustada de uma nação escravizada, mas que apesar de todas as dúvidas que guarda dentro de si sobre sua capacidade não desiste de seus objetivos e guarda dentro de si o coração de uma leoa. Laia não nasceu para ser uma garota corajosa, ela sabia disso e estava contente com a sua posição, porém com a reviravolta em sua vida vemos seu esforço para se livrar de seu medo e de se tornar, a seu modo, uma guerreira. Laia foi uma das personagens que mais me cativou. Pois sua coragem é duramente construída durante as provações (e que provações) que ela passa no decorrer das páginas. Pudemos observar a perda de sua inocência e em seu lugar nascer uma pessoa mais dura sem perder, no entanto, a sensibilidade que faz com que Laia seja Laia.

Por outro lado temos Elias, o menino de ouro de um sistema violento e que no lugar mais profundo do seu ser guarda uma alma rebelde. Ele quer enfrentar a mãe, a cruel Comandante Veturius e, talvez, a pior pessoa do universo literário. Ele quer se libertar do mundo tirânico em que vive e teme que, algum dia, a crueldade que tanto tentaram lhe impôr um dia lhe engula. Teme também pelos fortes sentimentos que nutre por sua melhor amiga, Helene.
"Tudo que eu quero é escapar do Império. No entanto, aqui estou eu. Total liberdade - de corpo e alma. É por isso que eu estou lutando. Não pelo comando. Não pelo poder. Pela liberdade."
Helene é uma garota que acredita piamente no que faz e na superioridade do Império Marcial, tanto que deixou de ver os escravos como seres humanos e recebeu de braços abertos a vida que a academia lhe proporcionou, porém . E, mesmo entendendo a importância da personagem na história, a sua aceitação de tudo o que acontece foi uma das coisas que me fez desgostar bastante dela e, olha, eu tentei viu.

Outra personagem que não podemos deixar de falar é a Comandante Veturius, mãe de Elias e, que é completamente oposta a seu filho. A mulher é o CÃO! Porém, mesmo ela mostrou-se fraca e humana em alguns momentos, principalmente na frente do filho, e, talvez, por isso, posso dizer que foi uma das personagens mais interessantes na trama e que, quem sabe, não tenha salvação?
"Você matou minha mãe, que tinha o coração de uma leoa, e minha irmã, que ria como a chuva, e meu pai, que capturava a verdade com os traços de caneta. Você os tirou de mim. Você os tirou desse mundo."
A única coisa que é ruim, porque sim, por mais bem construído que seja um triângulo amoroso vai ser sempre algo que vou reclamar. Claro que com o universo incrível que Sabaa Tahir criou ela teria que arrasar com os nossos corações também criando ao invés de um triângulo, um quadrado amoroso. Meodels, gente, não há como fugir de algo assim nos livros né? Pelo amor! Só não posso reclamar mais porque o romance não foi realmente o foco da história nesse livro, mas definitivamente será nos próximos, já posso imaginar.

Em suma, nós temos uma história que fala de esperteza, determinação, coragem, esperança e do preço que estão dispostos a pagar pela liberdade e se ela realmente vale a pena. Temos uma escrita crua e a autora não poupou detalhes para nos mostrar os horrores e barbaridades do universo que criou. Um livro apaixonante e recomendadíssima!
"Minha alma se tornou livre quando decidi que morrer pelo que eu acreditava valia a pena."


11 comentários:

  1. Ahhh, que lindo saber que você teve uma experiência tão positiva com esse livro! Estou querendo ler há um tempão, mas ainda não tive chance. :/
    Agora vou fazer de tudo para lê-lo. <3

    Sabe que, como você, romances assim também me irritam? O bom é que não é o foco. Espero que você não esteja certa sobre os próximos serem mais românticos, pois isso me desanima um pouco. :/

    Enfim, no geral, é o tipo de livro que eu amo.

    Adorei a resenha!

    Beijos! :*

    ResponderExcluir
  2. Oi Dani! Tudo bem? Este livro eu favoritei, a história é intensa e vibrante e estou torcendo para que o próximo chegue logo aqui. É muita ação e emoção nestas páginas.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Oie,
    Estou para ler esse livro desde do inicio do ano, quando li uma resenha que chamou a minha atenção.
    Sua resenha ficou excelente e me fez lembra que tenho que ler esse livro!! hahah

    Beijos,
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá, Daniele.
    Que bom que está de volta. E escreva o que tiver vontade hehe. Quanto ao livro, gostei muito da sua resenha e fiquei interessada em ler ele. Mas não lerei no momento porque ainda não lançou os outros e não gosto de ficar esperando hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Oi Dani,
    Fico feliz que tenha voltado, adorei o nome do blog.
    Já li esse livro e adorei, não vejo a hora da editora lançar a sequencia.
    Bjs e um bom Domingo!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  6. Oi, Dani!
    Adorei o novo nome do blog!
    Não conhecia esse livro, mas o enrendo parece interessante e cativante. Adorei a resenha!
    Beijos! :D
    Borboletas de Papel | Fanpage

    ResponderExcluir
  7. Oiii Dani

    Laia é minha personagem favorita, eu amei os capitulos sob a narrativa dela. Esse livro é muito bom, um dos melhores que li esse ano. Fico feliz que v tenha gostado tb.
    Espero que a continuação não demore pra ser publicada

    Beijos

    unbloglitteraire.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Quando eu cheguei no Estante de Uma Fangirl e vi "not found" eu fiquei muito confusa porque parece mesmo a página de erro KKKKKKKKK
    O visual do blog está super!
    Pela sinopse eu não escolheria ler o livro, pra mim soa clichê como uma fanfic de uma OTP qualquer - e apesar de ser o tipo de fanfic que eu poderia ler, é uma outra história comprar um livro que fala sobre algo que tantos outros também falam de graça...
    Eu também odeio triângulos amorosos, então acho que o livro não é para mim, não é mesmo?
    Beijos e até mais :*
    http://thesecretshoot.site90.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi Dani,
    Ah, eu adorei o novo visu aqui. O nome assustou na barra, confesso. Daí vi o favicon do pássaro, pensei que estava louca.

    Essas mudanças são sempre boas. Agora postando outras coisas, talvez te anime mais. Sumir é normal porque nossa mente precisa de um descanso, até do blog.

    Sobre o livro: Fiquei bem ansiosa para lê-lo. Eu gosto de ler sobre outros ambientes, mas às vezes os nomes dos personagens me desanimam haha tipo um livro finlandês que to lendo. MAS gostei desse e já curti a protagonista só de ler sua resenha. E amei a capa também! Já vai para a fila!

    tenha uma ótima semana =D
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  10. Faz tempo que quero ler esse livro porque achava a capa linda, apesar de nunca ter visto uma resenha dele, antes dessa sua.
    :)
    Agora fiquei mais interessada ainda!
    Adoro histórias distópicas e, mesmo de triângulo amoroso, mesmo que eu fique com o coração apertado e direto torça para a pessoa errada, hahaha.
    Adorei a dica!

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir

© Nome do seu Blog - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo