Resenha: Beleza Cruel - Rosamund Hodge

Autor: Rosamund Hodge
Editora: Novo Século
Ano: 2015
Páginas: 312
Classificação: ★ ★ ★ ★ ★

Sinopse:
Desde o nascimento, Nyx estava prometida em casamento a Lorde Gentil, o perverso governante de Arcádia – tudo por causa de uma irrefletida barganha do pai dela. E, desde então, ela tem sido treinada para matar o soberano. Obrigada a obedecer ao cruel acordo e sentindo-se traída por sua família, Nyx luta contra seu destino. Entretanto, em seu 17° aniversário, ela abandona tudo aquilo que conhece para se casar com o todo-poderoso e imortal Lorde Gentil. O plano dela? Seduzi-lo, desarmá-lo e quebrar a maldição de 900 anos que ele lançou contra seu povo. Mas ele não é o que Nyx esperava. O enigmático charme do Lorde a seduz, e seu castelo – um inconstante labirinto de salas mágicas – a encanta. Enquanto Nyx procura um meio de libertar sua terra revelando os segredos de seu esposo, encontra-se inevitavelmente atraída por ele. Mas como ela pode amar seu inimigo e recusar o dever de matá-lo? Inspirado no clássico conto de fadas A Bela e a Fera , Beleza cruel é uma deslumbrante história de amor sobre como nossos desejos mais profundos podem mudar nosso destino.

Eu finalmente li esse livro! Graças a um amigo meu que me deu como um presente Beleza Cruel. Amor eterno a essas pessoas que dão livros de presente (♥) ~. Demorei um pouco para pegar o ritmo e não porque a história era ruim, mas porque li mais da metade dele em espanhol e estava relendo tudo novamente só que em português e, juntamente a minha falta de vontade de ler, eu demorei um pouquinho para terminar, mas consegui e amei!

Há 900 anos o reino de Arcadia foi vítima de uma terrível maldição que aprisionou seu povo e o separou do resto do mundo. Agora seus habitantes vivem debaixo de um céu cor de pergaminho e apavorados com demônios que se escondem nas sombras e que podem enlouquecê-los com um simples mirar nos olhos.
"Os  demônios são feitos de sombras. Não olhe muito tempo para as sombras, ou um demônio pode te olhar de volta."
Há 17 anos um homem fez um acordo com o perverso e imortal Lorde Gentil, demônio e governante de Arcádia, para que a sua esposa pudesse lhe dar filhos, mas em troca ele teria que dar uma de suas filhas - que seriam gêmeas - em casamento. E quando as duas meninas cresceram o homem faz a escolha: Astraia por ser a cara da mãe e mais doce e meiga conquista o afeto do pai, já Nyx é escolhida para cumprir o acordo. E a partir de então é treinada nas artes herméticas (magia ensinada  aos homens pelo deus Hermes) e de sedução para que possa matar seu marido e quebrar a maldição do seu país.

As vezes eu fico passada com a imaginação desses autores, sério! Quando pensei que mais nenhuma releitura de conto de fadas poderia me surpreender eis que me surge Beleza Cruel e dá um tapa na minha cara e ainda me faz ficar alerta para mais, porque sim vai ter mais! Não uma continuação, mas para mais histórias com um plano de fundo do mesmo universo de Nyx e Lorde Gentil. Para começar já na sinopse há um alerta que se trata de mais uma releitura de A Bela e a Fera, mas em vez de A Bela e a Fera o que vi mais na história foi mais uma pegada do conto de O Barba Azul, que deixa eu dizer foi uma novidade muito bem vinda.

Então aqui temos Nyx, uma garota que foi ensinada desde muito jovem a odiar o Lorde Gentil, e que soube também muito jovem que teria que casar com o mesmo enquanto sua doce irmã gêmea, Astraia, foi protegida de todo o mal que a cercava. Os dias vão se aproximando e mais o ódio impotente e amargura cresce no coração de Nyx, tanto pela ingenuidade da irmã que acredita num final feliz, quanto pela indiferença de seu pai e tia perante ela e seu destino.
"— A verdade é que mamãe morreu por sua causa e agora eu vou ter de morrer por sua causa também. E nenhuma de nós duas vai jamais perdoá-la por isso."
Porém Lorde Gentil, ou Igniffex, como prefere ser chamado, não é nada do que ela imaginou que fosse, a começar pela sua beleza terrível e inumana. Em parte, as histórias estavam certas sobre ele, Igniffex faz acordos terríveis com pessoas ainda piores, que como podem ver não acabam muito bem, ele é muito inteligente, cruel e manipulador; mas, e talvez por isso, consegue aceitar Nyx como ela é, com toda a sua amargura e ódio que guarda no coração.
"— É por isso que você é a minha favorita. — Ele estendeu a mão e secou uma lágrima que caía em meu rosto com a ponta do dedo. — Cada pedacinho perverso de você."
Miga, te entendo. Também me derreti todinha
 Também há Escuridão, sombra de Igniffex, e que é obrigado a fazer tudo o que ele manda,  mas a noite quando o Lorde Gentil se esconde em seu quarto para fugir das sombras, e consequentemente dos demônios, Escuridão pode assumir sua verdadeira forma que, por acaso (ou não) é a mesma de Igniffex, só que sem toda a maldade. A quem Nyx procura para desvendar os mistérios da casa e se sentir mais próxima da irmã.

No dia de sua chegada ao castelo Igniffex faz um acordo com Nyx: todas as noites ela deve tentar adivinhar seu nome, se acertar terá sua liberdade, mas se errar morrerá e então lhe oferece uma chave a qual abrirá todas as portas que ela tem permissão para entrar. E, claro, como o castelo de um demônio a casa não poderia ser mais diferente, não é? Cada porta daquelas leva para um lugar diferente, podendo mostrar coisas maravilhosas e terríveis. E Nyx sabe que é em uma dessas portas onde poderá encontrar a resposta para libertar Arcádia da maldição.

As interações de Nyx e Igniffex são tensas, mas ao mesmo tempo divertidas e é impossível não gostar do seu humor ácido e se apaixonar um pouco por ele ao perceber o quanto ele realmente ama a Nyx. A verdade é que eu fiquei um pouco desconfiada com o amor de Igniffex (hello, ele é um demônio, gente, pode se esperar qualquer coisa de alguém assim né?), mas deveria estar mais desconfiada de Escuridão que paga de bonzinho, mas não é bem o caso e Nyx que não é coisa boa também. Uma coisa que o livro nos ensina é que as aparências enganam e nesse livro ninguém é o que aparenta ser.

Outra coisa que fiquei esperando, mas que não aconteceu é a Nyx ter falando umas poucas e boas para o pai, a tia e a irmã, mas isso não acontece e percebo também que mesmo ela tendo falado algo do tipo, seria visto com bastante indiferença tanto pelo pai que nunca viu Nyx como nada além de um instrumento de vingança, quanto pela tia que ressente de Nyx.
"— Sou sua filha — disse, quase cuspindo as palavras. — Será que, nem por um segundo, lhe ocorreu que deveria me salvar?"
E o final foi fantástico e algo que fugiu completamente dos clichês e, por isso, Rosamund Rodge está de parabéns. Ela criou uma história cheia de mistério e enigmas, com um romance para lá de improvável com personagens terríveis, mas ainda assim cativantes. E nem preciso falar que estou ansiosa pelos próximos livros da série, não é?
"Agora eu sabia. Não havia poder nesse mundo que eu pudesse comprar ou roubar que me salvasse de meu próprio coração."

18 comentários:


  1. *o* ... Esse livro parece ser muito incrível o estilo de historia que adoro *o* <3 o amor nascendo entre inimigos. Tirando que de conto de fadas o meu favorito e Bela e a fera <3 Ameii ^^

    Ótima semana
    Kissu
    www.watashinosekaibykrol.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente, esse livro é simplesmente perfeito <3

      Excluir
  2. Olá :)
    Eu sou apaixonada por releituras de contos de fadas e "O Barba Azul" é uma história bem interessante, adorei sua resenha e já adicionei a minha listinha rsrs

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Barba Azul é uma história pouco releiturada :v

      Excluir
  3. Ameei a resenha, belo blog! Parabéns <3
    Um grande abraço de urso, Mioliveers.

    http://traficodeconselhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Hahahahaha também queria saber o que que esses autores fumam pra tanta criatividade. Ainda não conhecia o livro, mas fiquei super curiosa!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Uma razão para respirar", vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia, tenho certeza que não irá se arrepender ;)

      Excluir
  5. Não conhecia esse livro, mas gostei muito da premissa, da capa, do título e principalmente da sua resenha. Fiquei animada para ler, parece ser bom!
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é ótimo Paloma! O Livro é mesmo maravilhoso *-*

      Excluir
  6. Oi, Dani!
    Gente, esse livro faz mó sucesso no goodreads.
    Eu não sabia como era essa história e sua resenha deu uma iluminada do que posso esperar.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio do livro Marianas | Participe do sorteio Mês das Mulheres em Dobro
    Porcelana - Financiamento Coletivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá para entender o motivo de tanto sucesso, a história é realmente muito boa *-*

      Excluir
  7. Ja gostei da capa, ai eu gostei da sinopse [ mas quando eu vou comprar um livro leio a ultima pagina se gostar levo, eh estranho] e gostei do Lorde Gentil... Ai ta escrito que foi inspirado no conto a Bela e a fera.... ai a minha pessoa vai anotar o nome e comprar quando der, parece interessante, diferente do que nos temos visto atualmente.

    Adorei sua resenha, me interessou mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada e fico feliz que você se interessou *-*

      Excluir
  8. Oi Dani! Li este livro faz pouco tempo e já quero reler. Que história linda, cheia de reviravoltas e com um final nada clichê. E esta capa? Tudo perfeito.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem fala Cida! Fiquei apaixonada por essa série e mal posso esperar pelo próximo livro *-----* a Rosamund arrasou!

      Excluir
  9. Que capa perfeita *O* eu não conhecia a historia do livro, mas já tinha ouvido falar, fiquei bastante interessada agora. Vou anotar até o nome aqui pra quando eu comprar alguma coisa no submarino ele ir junto kkkkk
    beijos!
    http://saboreandoasestrelas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uhuul, é assim que se faz Lu! Depois me diz o que achou da história <3

      Excluir

© Nome do seu Blog - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo