Resenha: Porcelana - Géssica Marques

Autor: Géssica Marques
Ano: 2015
Classificação: ★ ★ ★

Sinopse
Centralia é uma cidadezinha sombria, onde os cidadãos são muito superticiosos. Eles acreditam que o mal habita a floresta que os cerca, e de fato eles não estão errados. Está chegando o famoso evento na cidade, o Rubrum Luna, também conhecido como a Lua de Sangue. É comemorada uma semana de festa, sendo que no último dia é que acontece o eclipse. Nessa época qualquer feitiço tem mais chance de sucesso. Violet Demons está ansiosa para o festival, mas mal sabe ela que algo terrível está para acontecer. Ela irá descobrir mais sobre si mesma, e sobre todos que a cercam. E mais importante, quem quer tomar a sua vida.

Estamos em 1800 e conhecemos Violet Demons, uma poderosa e bela vampira que controla a pequena cidade denominada Centralia e que tem grandes ambições na vida que envolvem outros poderosos vampiros. Porém o seus planos vão por água abaixo quando é acusada de matar o irmão do rei Aaron e é feita cativa pelo mesmo. A partir de então grandes revelações são feitas acerca do passado de Violet e quanto mais próximo fica o início do festival Rubrum Luna mais próximo fica o despertar de um mal terrível que busca vingança.

Porcelana trás uma mitologia bem diferente de vampiros e a forma como eles são transformados e até mesmo alguns personagens bem famosos da literatura e do cinema (que não irei falar aqui para não dar spoilers), mas que tem um papel importantíssimo na história. A forma como o livro foi escrita me lembrou um pouco algumas fanfics que lia até pouco tempo atrás, não que isso seja ruim, muito pelo contrário! Bateu até aquela nostalgia ai meus feels~.

Fiquei bastante curiosa com Sona, serva fiel e melhor amiga de Violet, mas que conhecemos muito pouco. Aliás, esse é um problema na história: não foi muito aprofundada. Alguns acontecimentos que poderiam ter sido melhor explicados e que possuíam uma boa carga dramática foram pouco explorados e senti que tudo passou tão rápido que não deu tempo de me afeiçoar ou torcer por nenhum personagem, nem mesmo a Violet. Mesmo Aaron, que deveria ter mais presença na história visto que ele é o rei e tem uma relação romântica com Violet, não tem muita voz.


E apesar de viverem no ano de 1800 os vampiros dessa época são bem atuais ao ponto de usarem algumas peças de roupas e falar gírias mais comuns do nosso dia a dia e essa foi uma das coisas que me chamaram a atenção. Durante a narração ficamos sabendo aos poucos do passado de Violet e o que a fez ser quem ela é, e como a história é contada em terceira pessoa também ficamos sabendo do passado de alguns outros personagens e como todos se conectaram no presente e isso foi uma das coisas que mais gostei, pois a autora não se prendeu a uma só pessoa e, ao contrário de muitos, deu voz a vários personagens no decorrer da história sem deixar a leitura massante.

Me diverti muito com a leitura de Porcelana, tanto que li tudo em apenas um dia! E fiquei realmente curiosa para saber mais sobre Sona e o que aconteceu a ela e a seu par romântico depois de tudo. Então, você que procura uma leitura rápida com aquele ar dark e beeeeem sensual, leia Porcelana, tenho certeza que não irá se arrepender!

26 comentários:

  1. Oi!

    Li uma resenha sobre esse livro alguns dias atrás. Achei essa capa muito linda e fiquei intrigada com a história, me deu vontade de lê-la.
    Adorei a sua resenha, não sabia que era um livro tão rápido de se ler.

    beijos
    http://infinitudedepalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Dani,
    Só estou vendo elogios sobre esse livro.
    Estou muito curiosa, vou colocá-lo na minha lista.
    Bjs
    Diário dos Livros
    Sorteio A 5°Onda

    ResponderExcluir
  3. Pareceu bem interessante mesmo, senti até saudades de quando a gente conversava sobre histórias dos livros XD
    Não sei pq, mas fiquei meio nostálgica lendo essa resenha. Senti vontade de ler porque me deu aquela pontada de curiosidade sobre o passada da Violet, e tambem porque adoro esse nome. E qual personagem famoso que tá na obra? fiquei me remoendo de curiosidade D:
    Parece uma leitura curta, então to considerando de verdade ela.
    Bjao Dani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Que estranho! haha, não sabia que você gostava desse tipo de história. Você tem que ler para descobrir mais sobre esse personagem misterioso :3

      Excluir
  4. Oi, Dani!
    Gente, eu estou amando a história, mas como estou lendo no celular, não consigo ler tanto quanto queria.
    Amei sua resenha. Eu amei essa pegada dark da história.
    Beijos
    Balaio de Babados | Participe do sorteio do livro Marianas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi uma das coisas que mais gostei também. Adoro coisas darks <3

      Excluir
  5. Oi Dani,
    Ah, me deixou curiosa para as figuras conhecidas.
    E saudades de ler algo com vampiros! Parece ser uma trama bem bacana e dark mesmo. Ótima resenha.
    Sucesso para a autora.

    tenha uma ótima quinta =D
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  6. Não sou muito afeiçoado com a mitologia vampiresca (existe isso?) mas fiquei curioso em relação a esse livro. Anotei a dica aqui para ler em outro dia...

    Abraços,

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ultimamente não tenho gostado tanto da mitologia vampiresca, mas foi bem divertido ler Porcelana :)

      Excluir
  7. A história é bem interessante!

    >>> http://gilustre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Li o comecinho de Porcelana e também me lembrou fanfics. A forma de escrita é bem do estilo. Sdds fics haha andei meio enjoada com vampiros, mas que bom saber que a história tem toda uma profundidade e base diferente da maioria :)

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem tag no blog, vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também andei meio enjoada com vampiros, mas como fazia tempo que não lia um livro sobre vampiros, então foi bem legal :)

      Excluir
  9. Daniele! Eu confesso que tenho medo, inclusive acho a capa linda, mas macabra rsrsrsrs E que bom que vc se divertiu com a leitura!

    Bjs, Michele

    Pop Notas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é linda mesmo e não precisa ter medo. Não tem nada assustador na história

      Excluir
  10. Oi Dani! Pegada dark? Eu adorei isso, já estava encantada pela capa, agora sim vou ler com certeza.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  11. Oi Dani! Pegada meio dark gótica em vampiros é sempre bem-vinda! Não aguento mais vampiro bonzinho UHUHASHUASHUASHUASUHA fiquei curiosa quanto à mitologia.
    Não gosto muito quando a história não aprofunda seus personagens :/ fiquei com um pé atrás por causa disso. Mas vou anotar o nome e manter em mente!
    Ótima resenha.

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    http://www.queriaestarlendo.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é um dos defeitos do livro, mas vale a pena conferir :)

      Excluir
  12. Boa noite! Olha eu aqui de novo pra te encher o saco. KKKKKKKKK
    Então, dessa vez indiquei você ao Prêmio Dardos, a publicação sairá amanhã às 17:00, espero que veja. Obrigada.

    http://ninhodecorvo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá, Dani! Tudo bem?
    Não conhecia Porcelana, mas gostei bastante do seu ponto de vista. Parece uma obra bem diferente das demais presentes no mercado. Pois, existem dois momentos na história literária e cinéfila do gênero vampiresco: Antes de crepúsculo e depois de de crepúsculo. Gosto das duas fases para ser sincero, mas é bom saber que coisas que fogem um pouco do foco do momento, Porcelana parece ser assim.

    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© Nome do seu Blog - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo